Orange Wine – O misterioso vinho de cor laranja.

O que é  o Vinho Laranja?

Vamos começar  por esclarecer  que nenhum “vinho laranja” é feito a partir de uma nova variedade de uvas com coloração laranja, assim como o  vinho verde não tem coloração verde. Os vinhos de laranja são produzidos com uvas de vinho branco, mas vinificados como se fossem vinhos tintos. Este método resulta  numa coloração alaranjada, já que as uvas são fermentadas em contato com suas películas e leveduras por alguns dias a alguns meses. Isso permite que o vinho desenvolva taninos, polifenóis, substâncias aromáticas e proteínas que tornam o vinho final completamente diferente dos vinhos brancos e tintos do ponto de vista visual, olfativo e até mesmo o seu corpo.

Origens do Vinho Laranja

É fácil pensar no vinho laranja como uma moda passageira, mas esses vinhos têm as suas raízes em técnicas antigas. As origens  remontam a milhares de anos na região da atual Geórgia., nesta área, os vinhos eram fermentados dentro de grandes ânforas de argila usada para envelhecer vinhos. Na verdade, esses recipientes de terracota são utilizados até hoje  por alguns produtores de vinho.

Apesar de ter a sua origem na Geórgia, a cultura e tradição do Vinho Laranja foi dissipada pelo mundo ao longo dos anos. Atualmente a sua técnica de produção é empregada por diversas vinícolas, bem como pela Casa Agrícola Portugal na nossa adega no Tejo.

Conheça o nosso exemplar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *